O que são Angiodisplasias?

As angiodisplasias localizadas no cólon são lesões vasculares ectasiadas, de etiologia degenerativa, associadas com a idade, resultantes da dilatação das veias da submucosa e produzidas por dificuldade do fluxo sanguíneo através da camada muscular da parede cólica.

Baseado em estudos colonoscópicos para diversas indicações, sua incidência varia de 0,2 a 6,2%.

 

Sintomas das Angiodisplasias

Essas lesões ainda permanecem como uma das principais causas de sangramento cólico na idade avançada e, a natureza e a intensidade do sangramento variam, até num mesmo paciente, desde enterorragia franca até melena ou sangue oculto nas fezes.

Esses aspectos refletem a variedade da fonte de sangramento, que pode originar-se em capilares, vénulas ou em comunicações arteriovenosas, sendo intermitente na maioria das vezes.

 

Diagnóstico das Angiodisplasias

A arteriografia seletiva das mesentéricas e a colonoscopia contribuíram muito para o diagnóstico mais apropriado dessa patologia.

A colonoscopia, particularmente, permite planejar o tratamento a ser empregado, realizar o tratamento em algumas circunstâncias e controlar os resultados do tratamento empregado.

Além disso, tem um valor adicional para o diagnóstico e o tratamento de doenças concomitantes como as neoplasias, os pólipos e a doença diverticular, comuns na mesma faixa etária.

 

Localização das Angiodisplasias

Inicialmente, acreditava-se que as lesões angiodisplásicas localizavam-se sempre no cólon direito.

Entretanto, vem sendo descrito maior número de casos de lesões localizadas no cólon esquerdo devido, provavelmente, é maior experiência dos endoscopistas como, também, ao advento de aparelhos mais modernos, com alta definição de imagens.

 

Uma Angiodisplasia deve ser tratada endoscopicamente?

Cada paciente requer um procedimento individual baseado na severidade do sangramento e na recorrência dos sintomas, já que 80% dos sangramentos originados em angiodisplasia cessa espontaneamente, mas recidiva em 25% das vezes.

Desse modo, o achado de uma lesão ectasiada não sangrando durante a colonoscopia, não requer tratamento por via endoscópica, a não ser em paciente que tenha sangramento de repetição, sem outra fonte evidente de perda sanguinea e que tenha contra-indicação de realizar um tratamento cirúrgico.

Em outras palavras, tendo em vista o alto índice de recidiva do sangramento, a natureza multifocal das lesões e a probabilidade de desenvolvimento de novas lesões, o tratamento endoscópico do paciente com angiodisplasias sangrantes de repetição não parece ser o mais indicado.

Nesses casos a indicação cirúrgica se impõe.

 

Copyright 2000 - 2015. Colonoscopia.com - Todos os diretos reservados

Elaborado Finisoft.com