A Colonoscopia no tratamento da dilatação do intestino grosso

A colonoscopia tem sido usada com sucesso no tratamento da pseudo-obstrução do cólon (Síndrome de Ogilvie), que acomete pacientes idosos com desordens metabólicas e eletrolíticas, com problemas neurológicos ou que se encontram no pós-operatório recente de cirurgias ginecológicas e urológicas. Nesses pacientes é relevante uma distensão do ceco e do ascendente.

O exame é realizado sem preparo intestinal prévio e tem como objetivo principal, alcançar os segmentos cólicos, os mais proximais possíveis, sem insuflação de ar e, retirar o aparelho fazendo aspiração constante do ar com a finalidade de diminuir a distensão gasosa.

A avaliação do estado da mucosa durante o exame é importante. Em alguns casos, leva-se uma sonda de borracha multiperfurada, paralelamente ao colonoscópio, que será colocada no segmento cólico alcançado pela extremidade distal do aparelho.

Ainda, nos casos de volvo de sigmóide em pacientes com megacólon chagásico, a colonoscopia pode ser utilizada para a descompressão da região torcida. Passado o aparelho, procede-se a aspiração do ar, resultando em retração e diminuição da pressão intraluminar.

Copyright 2000 - 2015. Colonoscopia.com - Todos os diretos reservados

Elaborado Finisoft.com