Doenças inflamatórias intestinais

A colonoscopia contribui de maneira significativa para o estudo das doenças inflamatórias intestinais, não apenas ao fazer o diagnóstico como, também, por permitir cuidadosa avaliação da extensão e da intensidade do comprometimento da superfície mucosa do reto, do cólon e do íleo terminal, assim como a obtenção de biópsias seriadas desses segmentos para estudos histopatológicos, histoquímicos e imuno-histoquímicos.

 Uma das indicações mais importantes refere-se à diferenciação endoscópica entre Retocolite Ulcerativa Inespecífica (RCUI) e a  Doença de Crohn. Além disso, uma vez que o risco de desenvolvimento de câncer colorretal nos paciente de RCUI aumenta no decorrer dos anos, os pacientes com essa doença e de longa duração devem ser avaliados periodicamente por meio da colonoscopia com o intuito de se diagnosticar displasias intensas.

A colonoscopia colabora, também, para o diagnóstico de algumas doenças parasitárias e infecciosas do cólon além de outras colites como a isquêmica (falta de suprimento sanguíneo no cólon) e actínica (provocada pós radioterapia na pelves).

Copyright 2000 - 2015. Colonoscopia.com - Todos os diretos reservados

Elaborado Finisoft.com