E se o exame não for normal?

Se, a colonoscopia revelar alguma alteração na mucosa, uma pinça de biópsia pode ser introduzida por um canal do aparelho até a sua extremidade final a fim de retirar alguns fragmentos do tecido alterado e enviá-los para a análise de um patologista.

Lembre-se que, biópsias podem ser feitas por várias razões, como para inflamações e úlceras, não significando, necessariamente, suspeita de câncer.

Além disso, se durante a colonoscopia for identificado algum local com sangramento ativo, este pode ser controlado através de coagulação,  de injeção de substâncias esclerosantes ou colocação de clips metálicos, introduzidos através do próprio aparelho.

Por fim, se pólipos forem encontrados, eles deverão, sempre que possível, ser removidos. Essas lesões são usualmente diagnosticadas e tratadas endoscopicamente com grandes vantagens.

Assim, uma “alça de polipectomia”  conectada a um bisturi elétrico é introduzida pelo canal do colonoscópio, e faz-se a ressecção, de maneira segura, da maioria dos pólipos.

Essas lesões serão, a seguir, encaminhados para análise do patologista. Portanto, além do tratamento do pólipo, faz-se, também, a prevenção do câncer do intestino grosso.

Mais uma vez, vale salientar que esses procedimentos são  totalmente indolores.

Copyright 2000 - 2015. Colonoscopia.com - Todos os diretos reservados

Elaborado Finisoft.com