Prevenção do câncer (carcinoma) colorretal

O sucesso do tratamento do câncer colorretal depende do seu diagnóstico precoce, ou seja, nas fase em que a lesão ainda não se degenerou (lesões pré-malígnas como as lesões planas e os pólipos adenomatosos) ou na fase em que o carcinoma ainda se encontra na mucosa ou, no máximo, invadindo a submucosa. Essas lesões costumam crescer e se transformar em câncer. A colonoscopia é o melhor método para diagnosticá-las e tratá-las, através  de ressecções endoscópicas (polipectomias) seguras e eficazes nas mão de especialistas experientes, implicando na prevenção do câncer colorretal.

Trabalhos baseados em evidências clínicas comprovam que a realização da colonoscopia em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, mesmo que não tenham nenhuma alteração clínica ou histórico familiar e a sua repetição em intervalos regulares diminui significativamente a incidência do câncer colorretal.

Caso o paciente já tenha um diagnóstico de alterações  no cólon, síndromes genéticas associadas a doenças do cólon ou histórico pessoal/familiar de câncer no cólon e de pólipos, um especialista deve ser consultado pois o exame deve ser iniciado em idade mais precoce e o acompanhamento deve ser individualizado.

Copyright 2000 - 2015. Colonoscopia.com - Todos os diretos reservados

Elaborado Finisoft.com